sábado, 20 de abril de 2013

História do Quilombo Rio das Rãs

    Quero contar pra você um pouco do ocorido para você ficar sabendo como foi acontecido.

Existia uma fazenda no oeste da Bahia a familia Teixeira esta terra pertencia.Só que esta historia não parecia verdade pois em nem um cartórioseu registro foi encontrado.Mais mesmo assim esta terra era mandada por esta grande familia que muitos negros escravizarom.Depois de muita lutas acabou a escravidão e pra cidade de caetiter mudarom-se os ricões.
     A fazenda ficou sobreos cuidados dos empregados que um era encarregado.de ano em ano um dono aqui vinha e o encarregado pretava conta de tudo que aqui tinha.
     A terra era extensa muitos negros aqui moravam em mais de dez comunidades o território foi formado.
Depois da libertação o povo negro viverão em paz cultivandoesta terra e criando animais.
     Eles criavam porcos ovelhas,cabras e galinhas até vaca de leite muitos negros aqui já tinham.
Tambem fazia parte da suas economia o mel de abelha e o artesanato,a caça e a pescaria. com esta liberdade viviam suas tradições faziam festas dançantes e praticavam religiões.Todos tinham liberdade pra seguir suas crenças católicos,evangelicos e espiritas viviam sem problemas ou pendências.
Os principais festejos eram o Divino e São joão São miguel e São josé Santa luzia e São sebastião.A dança mais antiga era o samba de roda alem de adotarem outras,tem a Capoeira de Angola.
O tempo foi se passando e as anos 70 Chegou um tal de Carlos Teixeira aqui na área pintou. Este homem  vei mandado para o povo perseguir pois onde ele cultivava criação tinha que sai.
     Onde tinha uma festa de Santo ele mandava parar e a Igreja evangelica ele mandou derrubar.
Quando foi em 82 daqui resolveu sair e de todas as comunidades fez o povo reunir.Ele falou para o povodaqui vou me mandar mais para cada um agregado uma área de terra vou dar. Vou mandar a justiça esta terra dividir pois voces aqui nasceram e não pode mais sair.

Mas ele foi embora e só ficou a confusão pois a terra prometida a justiça não deu não.Foi ai que apareceu um senhor Carlos Bomfim tomando conta da terra e nos dando só um mesquinho.ESte mesquinho que eu falo era quatro mil hectare que corresponde aproximadamente 10% de toda a área, o povo não concordou com esta situação pois a terra era pouca praquela população.
   Niguem queria sair da sua comunidade para ir pra aquela área viver acumulados.Mais Bomfim era grosseiro não tinha coração e começou destruir casas Roças e criações,quando alguns dos moradores iam nas lagoas pescar os pistoleiros vinha armados logos lhe afrontar, nesta altura o povo já tinha feito uma reunião e escolheu Mario Nunes para representer o povão.
     Mario levava tudo que aqui acontecia ao sindicato da lapa para ver se resolvia mais o homem era terrivel não queria saber de aordo o que elequeria mesmo era encurralar o povo.
    O povo e o sindicato continuarom a luta pedirom o incra do estado para vim nos visitar. Ao visitar a área o incra combinou de mandar Bomfim ceder mais terra para os moradores.Hora ta era só conversa o Incra era comprado quando eles dava as costas o povo era empurrados.Com esta revolução muita gentes se desgostarom ums foram para as agrovilas e  outros para são paulo.Mas alguns daqueles povos forom viverem encurralados mudaram praquela terra que Carlos Bomfim tinha dado.

      Uma parte desses povos não sairom de seus lugares só que tudo que eles tinha Bomfim mandou danificar.As cancelas dos locais eram todas trancadas para o povo não ter acesso ás estradas, ele mandou jogar tóxico na água do povo beber e muitos peixes morrerom e crianças vinherom  a falecer.esta é um pequeno resumo da nossa historia de 17 anos de luta pela nossa libertação das mãos malditas dos grandes latifundiarios que nos aprimia.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário